Maitre
Maitre ocupa-se, principalmente, do planejamento e supervisão dos serviços de atendimento, da elaboração de cardápio, liderança e capacitação da equipe, recepção, acomodação e auxílio ao cliente, solicitação de pedidos, finalização e serviços de pratos e bebidas especiais, garantia de qualidade do serviço e satisfação do cliente.
O QUE É?
O Maitre é o profissional responsável supervisão dos trabalhos desenvolvidos pelos garçons. Cabe a ele também o planejamento das rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O trabalho do maitre é muito importante, tendo a responsabilidade de comandar e treinar os funcionários, de observar o fluxo de atendimento aos clientes, assim como de supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos oferecidos no eventos.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
Para ser um maitre é necessário que o profissional seja muito educado para atender bem seus clientes, possuir boas maneiras e ser cortês. Além disso, outras características interessantes são:
Agilidade
Raciocínio rápido
Capacidade de observação
Capacidade de organização
Flexibilidade
Disponibilidade de horário
Simpatia
Pró-atividade
Rresponsabilidade
Boa aparência
Boa disposição física
Boa memória
Conhecimentos gerais
Capacidade de comunicação
Capacidade de ouvir sugestões e críticas
PRINCIPAIS ATIVIDADES
estar pronto a atender quando o cliente solicitar
treinar funcionários
coordenar equipes de trabalho
planejar, controlar e organizar o restaurante para o início de cada atividade, observando todos os detalhes para que os clientes sejam atendidos no tempo certo e na forma adequada
supervisionar as atividades de fechamento do restaurante, como a limpeza, o desligamento de aparelhos elétricos, o trancamento de portas e janelas e a guarda de comidas e bebidas
elaborar junto com o chefe de cozinha e o gerente do restaurante, a carta de vinhos, os cardápios de alimentos e bebidas, criando novos pratos e, se preciso eliminando outros
planejar, organizar e dirigir banquetes e outros serviços de buffet, tanto na parte de cozinha como na de bar
fazer reservas de mesa pessoalmente ou por telefone, para pequenos, médios e grandes grupos
recepcionar os clientes e acompanhá-los até às mesas ou ao bar
realizar a venda de produtos existentes por meio de sugestão verbal ou dos diversos recursos à disposição, como cardápios, buffets e carrinhos com produtos
acompanhar o fluxo de serviço e atendimento para que no decorrer da recepção o cliente sinta-se tratado com a máxima atenção
atender adequadamente as reclamações dos clientes, de modo que se possa minimizar sua insatisfação com a empresa
apresentar a nota e cobrar, se for o caso, explicando aos clientes as várias formas de pagamento
controlar e supervisionar o recolhimento e a distribuição da taxa de serviço e da gorjeta, aplicando as normas da empresa
despedir-se dos clientes com discrição, manifestando interesse por seu retorno
preparar e servir pratos de réchaud e flambagem, utilizando as técnicas adequadas e observando as normas de segurança
servir pratos, vinhos, coquetéis e outros produtos especiais